domingo, 24 de janeiro de 2021

PARAISO DAS MORENAS e VE SE PODE - SUA CURTA HISTÓRIA
Essa escola não desapareceu, ela acabou se fundindo com outras escolas e dali nasceu outra. Teve uma curta história, mas obteve presença no alto do morro do São Carlos. Essa simpática escola foi fundada em 1943 e desde seu nascimento teve uma forte ligação com o povo, fazendo festividades para a comunidade, as famosas festas de confetes e não menos importante, as famosas feijoadas. Começou desfilando como bloco, depois elevado a escola de samba e sua história são contata com desfiles na velha e histórica praça XI. Desfilou em 1953( 3 LUGAR) e 1954( 13 LUGAR), foi a 18ª colocada no Carnaval de 1955, que seria seu último como agremiação , pois já em 1956,fundiu-se à Recreio de São Carlos e à Cada Ano Sai Melhor para criar a Estácio de Sá. Não vou me atentar a todo o processo da criação da Estácio e toda a história que envolve, vou apenas mostrar um pouco como era vista as duas pequenas escolas antes da fusão. A escola surge de outra que existia, a “ VÊ SE PODE” . Tudo que iremos conhecer sobre essas duas escolas foram retiradas de jornais de época, testemunhas oculares da história. Infelizmente não achei nada nos jornais antigos sobre a criação da escola, mas me arrisco a dizer que, como todas as outras escolas, um grupo de moradores do Morro de São Carlos se juntou para criar um bloco ou rancho que mais tarde iria evoluir para uma agremiação de Samba. A primeira notícia que encontrei da escola( VE SE PODE) foi datada de 1934, onde o periódico “ O RADICAL” , mostra os ranchos, blocos e uma única escola de samba que faria um ensaio para o carnaval, e essa escola era a de São Carlos , lembrando aos leitores , que nesse momento um rancho era mais importante que Escola de samba .
Um ano depois, a agremiação realizada uma grande festa na comunidade e o homenageado era o jornal “GAZETA DE NOTÍCIAS”, pela atuação do jornal cobrindo o carnaval e ajudando escolas menores a crescer e se estabelecer no cenário carioca. A equipe subiu no morro e foi até um terreno onde estava sendo realizada a festividade, promovida pela “ala dos esforçados” famosa da escola e responsável por essas atividades da agremiação.
Em pouco mais de 3 anos de história , a escola já alcançou um outro patamar e crescia de tal forma que foi convidada para se apresentar na Rádio Tupi , imagina aquele povo de uma comunidade com todas as dificuldades , visitar e se apresentar numa rádio já consolidada e com ouvintes em vários lugares ! Essa notícia foi reportada pelo “O JORNAL”, e foi um marco na história da escola.
Infelizmente , pouco é encontrado sobre a escola Paraiso da Morena, mas algumas reportagens mostram que havia todos os anosa batalha de confete, feijoada e festas para ajudar a arrecadar fundos , e claro como toda escola, a escolha de sua rainha. Em 1955 , o periódico "A LUTA DEMOCRÁTICA",mostra a vencedora do concurso de rainha do anos, Marli Marinho ALves, uma bela morena de cabelos negros e tentadores . O concurso teve a votação de 4000 mil pessoas, mostrando que a escola estava consolidada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário