sábado, 4 de fevereiro de 2017


 O Bonsucesso e suas ruas.


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Quantos de nós caminhamos pelo nosso bairro e ficamos nos perguntando o por que a rua “x” tem esse nome? Quem foi “fulano de tal”? Então resolvemos fazer uma pequena pesquisa das principais ruas de Bonsucesso para vocês, caros leitores, aprenderem a origem de alguns nomes e a importância do nome escolhido. Então vamos viajar nesse mundo louco da história...

Devo antes de qualquer coisa explicar um pequeno detalhe sobre o bairro e sua história. Não vou me aprofundar nas origens, mas sim no início do loteamento das terras, o gênese do local.
Em 1900, Bonsucesso apresentava um traçado de várias ruas com nomes dos antigos proprietários e pessoas ligadas aos mesmos. Vindas do Porto de Inhaúma em direção à estação havia a Estrada do Porto de Inhaúma, a Rua da Proclamação, a Rua Dr. Luiz Ferreira (médico), a Rua Dr. Guilherme Frota (médico) e a Rua Nova Jerusalém. Vindas dos manguezais em direção à linha férrea a Rua João Torquato (médico), Rua Leonor Mascarenhas e Rua Teixeira Ribeiro (genro de João Torquato, este afilhado de Leonor Mascarenhas, última proprietária da Fazenda do Engenho da Pedra). Paralelas à linha do trem existiam ainda a Rua Nova do Engenho, hoje Teixeira de Castro; a Estrada da Penha, hoje Rua Cardoso de Moraes (médico e poeta); a Dr. Vieira Ferreira, a Regeneração e a Saldanha da Gama, desaparecida com a abertura da Avenida Brasil.
 O bairro de Bonsucesso começa a ter sua atual configuração em meados de 1914, quando Guilherme Maxwell , já dono das terras do antigo Engenho da Pedra, projeta um traçado e inicia  um processo de urbanização e loteamento do antigo engenho , criando ao passar a cidade dos Aliados, que era uma homenagem aos países que estariam combatendo a Alemanha na primeira Guerra, dai nasceu as ruas ou Avenidas Londres, Roma, Paris, Nova York e Bruxelas, bem como a Praça das Nações, onde se localizaria o centro comercial do bairro e onde se instalaria a nova estação, antes localizada na Praça Lopes Ribeiro.
O  antigo Caminho do Porto de Inhaúma, que com o de Itaóca ligava o antigo sertão por trás do Engenho da Pedra ao mar, era retificado e rebatizado com o nome deste empreendedor: Avenida Guilherme Maxwell.



RUA URANOS- antiga estrada que ligava a fazenda da Penha e que já foi parte da estrada Rio- Petrópolis. Os primeiros registros jornalísticos pesquisados são da década de 1940, quando o primeiros registros com o nome de Uranos foram feitos, podemos destacar a venda de vários terrenos ( correio da manhã) e por incrível que pareça, teve um ganhador da loteria , o senhor Anastécio Fiel em 1940( Jornal A noite ).


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foto: Rua uranos - altura de Ramos

RUA MARECHAL FOCH:
Ferdinand Foch PCTE (Tarbes, 2 de outubro de 1851 – Paris, 20 de março de 1929) foi um militar francês.
Comandou as forças da Tríplice Entente ou dos Aliados em 1914 de uma forma decisiva, levando à vitória do Marne. Dirigiu com êxito operações na Flandres; como adjunto de Joseph Joffre, coordenou as operações dos exércitos franceses, belgas e britânicos. Em 1917 assumiu o cargo de chefe de Estado-Maior do Exército Francês e em 1918 somou mais uma vitória ao conseguir ganhar a Segunda Batalha do Marne.
A 30 de Novembro de 1918 foi agraciado com a 1.ª Classe da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito de Portugal.[1]



RUA ITAOCÁ- Era o caminho que ligava o porto de Inhaúma e a praia de Inhaúma  a outros locais da freguesia de Inhaúma e fazia parte de uma rede de estradas que ligava o Engenho de Inhaúma ao engenho de Irajá e a antiga fazenda da Penha e também era usado como acesso a praia de Apicú (Ramos)  e Maria Angú (Penha). Essas estradas ligavam a parte rural da cidade até o centro do Rio, ainda fazia parte dessa rede de estradas a do Porto Velho de Irajá e Quitungo( ambas em Cordovil).


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Praia de Maria Angú

AV. LONDRES-AV PARIS- AV NOVA YORK-AV. BRUXELAS- Homenagem as nações aliadas Na primeira Guerra Mundial.

RUA CARDOSO DE MORAES- médico e poeta quase não se têm registros sobre a origem dele. No livro Ruas do Rio , o autor deixa em duvidada origem de Cardoso de Moraes e nem é certo que ele era médico e poeta.
Alguns fatos interessantes que podemos citar sobre a  Rua é um ganhados de um dos prêmios da sena, o senhor Joaquim Rosa , da casa número 15 da rua( Diário da Noite) . Em 1938 num café que existia na rua ,houve um homem baleado por arma de fogo( A Noite). Nos anos50, os moradores reclamaram com o prefeito da cidade sobre as condições da rua.

AV. GUILHERME MAXWELL -Engenheiro rico e boa influência, comprou as terras do antigo Engenho para fundar o novo bairro, o primeiro registro que pude encontrar a existência da rua é de 1917.


RUA GENERAL GALIENE:Joseph Simon Gallieni (Saint Beat, 24 de Abril de 1849 - 27 de Maio de 1916) foi um líder militar francês nas colônias francesas e na Primeira Guerra Mundial.

RUA SAINT HILAIRE- Uma rua sem ligação com a guerra. Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire (Orleães, 4 de outubro de 1779 — Orleães, 3 de setembro de 1853) foi um botânico, naturalista e viajante francês.

Viajou alguns anos pelo Brasil, tendo escrito importantes livros sobre os costumes e paisagens brasileiros do século XIX. Comenta a "Brasiliana da Biblioteca Nacional", página 69: " A viagem do botânico Auguste de Saint-Hilaire ao Brasil foi paradigmática no que diz respeito à forma como os cientistas da Europa dita civilizada se relacionaram com o Brasil no início do século XIX. O francês veio para o Brasil em 1816, acompanhando a missão extraordinária do duque de Luxemburgo, que tinha por objetivo resolver o conflito que opunha Portugal e França quanto à posse da Guiana. Apesar de ter conseguido fazer parte da missão graças a suas relações pessoais, Saint-Hilaire obteve a aprovação do Museu de História Natural de Paris e financiamento do Ministério do Interior. O naturalista deixou o Brasil em 1822."

RUA DA LIBERDADE- Nome em alusão a vitória dos aliados na primeira guerra, quando se comemorou a liberdade do mundo das garras da poderosa Alemanha.

PRAÇA DAS NAÇÕES- reconhecida como logradouro em Outubro de 1918,  Nome dado ao encontro das nações amigas e aliadas na primeira guerra, em certo momento já teve bandeiras hasteadas dos países aliados.

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AV.TEIXEIRA DE CASTRO- Joaquim Teixeira de Castro, o visconde de Arcozelo, (Porto, 14 de fevereiro de 1825 — Paty do Alferes, maio de 1891) foi um médico, comerciante e fazendeiro brasileiro e nobre português. Quando o clube Bonsucesso foi fundado em 1912 a rua já existia, então esse deve ser o provável homenageado, mas por coincidência existiu um, também médico que foi um doss diretores mais conhecidos do clube e responsável direto por uma época de sucesso do clube, no jornal Gazeta de Noticias de 1928 ele aparece como diretor geral.

Rua Júlio Ribeiro- Júlio César Ribeiro Vaughan (Sabará, 16 de abril de 1845 — Santos, 1 de novembro de 1890) foi um escritor e gramático brasileiro.
Foi o criador da bandeira do estado de São Paulo, concebida em 1888 para ser a bandeira da república. Foi escolhido para o patronato da cadeira 24 da Academia Brasileira de Letras por seus membros fundadores. Essa rua antes de ganhar esse nome era chamada de travessa Bonsucesso (Jornal do Brasil – 1920).

Rua Bias Fortes- José Francisco Bias Fortes (Barbacena, 3 de abril de 1891 — Rio de Janeiro, 30 de março de 1971) foi um político brasileiro.Foi prefeito de Barbacena, entre 1937 e 1945, ministro da Justiça no governo de Eurico Gaspar Dutra, e governador de Minas Gerais, de 31 de janeiro de 1956 até 31 de janeiro de 1961.
O interessante de se registrar que nessa rua, em tempos que Bonsucesso se escrevia com “m”(Bomsucesso) , a rua aparecia várias vezes nos jornais da época, hora com venda de terrenos, hora com acidentes de carro( o Jornal 1939) , Fundação do Bloco Amofinados ( Gazeta 1922) e uma inusitada batalha de confetes e lança perfume( O Jornal 1925).

Rua Baturité- baturité em tupi-guarani significa literalmente: ¨o monte verdadeiro, legítimo¨(ibitira+eté),
O Real significado do topônimo Baturité é incerto porquanto as interpretações são bastante divergentes. Paulino Nogueira afirma que Baturité provém de ibi-tira-eté que significa Serra Por Excelência ou Serra Verdadeira.
Essa rua antes dos anos de 1920 era conhecida como travessa São Cristóvão, com se foi constatado na pesquisa no Jornal Diário Carioca, onde tinha um anuncia de uma casa a venda e o grande atrativo para comprar a casa era que ficava a poucos minutos da estação de Bonde.
Outro fato bastante interessante foi um acidente que houve onde o goleiro do time do Bonsucesso, Raymundo  se queimou para salvar a esposa. ( Diário Carioca 1935).

Rua João Torquato- médico também com poucos registros. A rua já aparece em vários periódicos a partir de 1910, com vários terrenos a venda.
Segundo o jornal “ O Paiz” de 1911, um homem perdidamente apaixonado e muito ciumento atacou a esposa a pancadas, devido a ciúmes com o vizinho.


Um espaço para o marcante Porto de Inhaúma- Porto de Inhaúma
Foi construído para escoamento da produção de açúcar e de aguardente de várias fazendas. A agro-manufatura perdura até o século XVII, sustentada por colonos, grandes proprietários e trabalho escravo. No auge da produção havia canoas, barcos a remo, embarcações maiores de carga, e até de passageiros para o centro da cidade. A estrada do Porto corria até o mar recebendo as vias que cortavam as fazendas da região. Em seu entorno formou-se um pequeno núcleo populacional e de comércio. Localizava-se onde hoje termina a Avenida Guilherme Maxwell no cruzamento com a rua da Praia de Inhaúma, área do atual conjunto Bento Ribeiro Dantas no sopé do Morro do Timbau.







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Um comentário:

  1. Fala aê Paulinho! Que legal conhecer sobre a história de Bonsucesso. Estou aguardando a de Ramos hein! Um abraço e sucesso pra ti!

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