terça-feira, 1 de setembro de 2020

ESCOLAS DE SAMBA EXTINTAS: UNIDOS DA PENHA 

Essa escola que irei abordar no texto a seguir tem uma particularidade: Ela ainda existe como uma agremiação de futebol amador e não por que não posso falar em “samba amador’, já que na sua página no facebook , ela se denomina “UNIDOS DA PENHA FUTEBOL E SAMBA”.


O carnaval suburbano, assim como o futebol amador sempre  andaram de mão juntas e arrastava milhares de pessoas para seus locais de festas e jogos de futebol . Nos dias atuais, o campos diminuíram bastante, quase não se existe locais de prática de futebol amador, poucos são os campos que ainda lutam contra a modernidade e o futebol na grama sintética.  Campeonato de futebol  amador na Leopoldina podemos ver ainda no “campo do maconhão” , no final da estrada do Porto Velho , no campo da Rua Cintra em Bráz de Pina e outros poucos locais. Abrindo uma brecha, poderia citar o campo do Gouveia em Paciência, onde é organizado um campeonato magnífico na região.


O futebol e o samba são marcas registradas no subúrbio da Leopoldina. Ali nasceram grandes time, ranchos e escolas de samba. Entre amadores e profissionais, ambos são importantes para explicar o crescimento das velhas localidades. Bairros como Cordovil, Braz de Pina , Penha, Olaria e Ramos sempre tiveram participações ativa no  mundo futebolístico e da festividade carnavalesca. Em Cordovil tínhamos o Independente de Cordovil e o Cordovil F.C, Braz de Pina a Tupy e Braz de Pina F.C. Na Penha, a Unidos da Penha e o Portinho F.C, time do Coronel Lobo Jr. Olaria é a terra do Goulart F.C e Ramos da Lendária Imperatriz. Todos esses e tantos outros escreveram cada linha do antigo subúrbio e que contam em lembranças dos antigos, a saudade de um tempo que não volta mais.


A história do Unidos da Penha é contada entre idas e vindas. Como eu já apontei acima, a escola não desfila mais, porém ainda funciona com a agremiação de futebol amador e disputa campeonatos até os dias atuais como foi comprovado em várias edições do JORNAL DOS SPORTS E  da página do clube no facebook(https://www.facebook.com/unidosdapenhafc) .


O clube foi fundado em 1941 como agremiação ambígua, e durante o primeiro ano foi se montando para ser um clube onde o povo da Penha pudesse participar. Sua sede sempre permaneceu no mesmo lugar, na Rua Seis número 19, na Penha Circular. Um ano depois, já estabelecido como clube importante da região, comemorou seu primeiro aniversário em um grande passeio para a Ilha de Paquetá, onde uma roda de samba regada a cerveja e churrasco alegrou os componentes- Diário de Notícias 1942.Vale ressaltar que o primeiro presidente foi o Sr. José Antunes , um esportista da época conhecido da região.



Há vestígios que existia um bloco de carnaval em 1939 com o mesmo nome, só ainda não saberia responder se alguém desses componentes fez parte da inauguração ou teve participação da fundação do novo “Unidos”, mas é certo que a escola desfilou como “escola de samba” e bloco durante alguns anos , tendo frequentado desfiles com outras grandes agremiações de carnaval . Como o carnaval era algo bem levado a sério na época, é bem possível que tivesse uma agremiação não oficial com o mesmo nome.





Em apenas dois anos de existência, o clube já era conhecido na zona leopoldinense e que honrava os suburbanos. O clube realizou uma belíssima homenagem ao “O RADICAL”, pela atuação do jornal nas notícias do dia a dia leopoldinense, pois a sua cobertura sobre a região era impecável segundo dizeres da época.




Com a intenção de interagir com outros clubes em1942, segundo o periódico “GAZETAS DE NOTÍCIAS” ,  trouxe uma reportagem do clube fazendo uma confraternização com a participação de outros clubes. Foi um dia de festa.




Sobre a escola de samba e blocos, poucos registros existem sobre a agremiação. Um fato de destaque da importância do clube foi uma festividade no ano de 1965 que teve participação do grande Carlos Alberto, que a frente seria o capitão do Tri. A escola desfilou na Rua montevidéu na Penha, na Democráticos em Bonsucesso, Na Praça XI e a Rio Branco no centro da cidade. A melhor colocação como escola de samba foi um 12 lugar entre 14 escolas e acumula milhares de desfiles como bloco, não ganhou muita coisa re relevância , porém o mais importante conseguiram: a alegria e o orgulho do povo da Penha .

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário