sábado, 19 de setembro de 2020

 

A verdadeira data da criação de Cordovil.

Para um historiador, a busca de fontes para comprovação de fatos que aconteceram no passado é o triunfo principal da profissão. Através de documentos, elaboramos teses e montamos uma “colcha histórica”, procurando ser o mais fiel o possível ao que aconteceu.

Ao iniciar as pesquisas sobre Cordovil antigo, sempre me incomodou o fato da data da criação do bairro, pois ela foi determinada através da política para agradar aos moradores, sem fundamento ou pesquisa para aprofundamento. Serei mais detalhista.

A formação dos bairros suburbanos (como estamos carecas de saber) se deu basicamente ao advento do trem e do bonde, os primeiros moradores procuravam morar o mais perto dessas paradas dos trens, pois teriam acesso a mercadorias mais frescas e um modo mais fácil de locomoção.

Infelizmente fizeram de  Cordovil um curral eleitoral de uma cerca família representada por uma antiga vereadora que só aparece em época de eleição, pois bem, essa vereadora determinou a criação do bairro , na minha visão sem uma pesquisa histórica aprofundada. Oficialmente o bairro nasceu dia 5 de outubro de 1910 devido a lei nº 989/2002, dessa, porém no livro de Waldir Fontoura nos mostra que existia um local onde o trem parava para descarregar produtos e embarcar os mesmos, essa primitiva estação estava na direção da Rua Cordovil, que foi construída para além de trazer e levar produtos agrícolas, levava também produtos para a construção de locais para captação de água de mananciais de Tinguá e Xerém.




Esse livreto me chamou atenção e por anos busquei alguma prova para desmentir a informação , se há registro de uma parada antes da estação e existia moradores já em 1880, Cordovil é mais velho do que pensamos.

A primeira fonte que achei que comprova que a “parada Cordovil” existiu foi achado em jornais antigos, no ANUÁRIO ESTATISTICO DE 1946,  onde a reportagem mostra bem claro a data da fundação da estação de Cordovil ou Parada Cordovil, 23 de outubro de 1886, ou seja , nos dias atuais, Cordovil não teria 110 anos, mas na verdade teria 132 anos.

A segunda fonte e decisiva que me inspirou a escrever esse texto  foi achada hoje, dia 19 de setembro de 2020, onde a reportagem do DIÁRIO DE NOTÍCIAS, deixa claro que existia a “ESTAÇÃO DO CORDOVIL”, em 1888 ou seja, dois anos depois do 1886.






 Isso só mostra que quando se envolve interesses políticos onde não se devia, a história verdadeira se perde e somos enganados em nome do voto. Esse ano Cordovil oficialmente completará 110 anos, mas o certo, levando em consideração esses fatores, deveria completar 132 anos.

Um comentário: