quinta-feira, 22 de outubro de 2020

                  
BONSUCESSO EM FESTA- O FUTEBOL GANHA UMA CASA







 O futebol nasce com o esporte da elite , aos poucos foi se popularizando graças a times como Bangu e Vasco , que introduziram negros, operários e pessoas pobres no novo esporte. No final dos anos 20, início dos anos 30, houve uma explosão de times amadores e semi- profissionais que praticavam o esporte por todas as cidades. Times famosos da região leopoldinense disputavam campeonatos por toda a cidade. O PORTINHO FC- Time do Lobo JR, GOULART FC- Do matadouro da Penha, o CORDOVIL FC e tantos outros. No meio desse turbilhão de times, alguns se destacaram tanto que fazem até hoje parte da história suburbana e um dele é o Bonsucesso e hoje trago aos leitores a história que envolve a inauguração da sua casa, o eterno Leônidas da Silva. O texto foi baseado em três recortes jornalísticos dos periódicos LUTA DEMOCRÁTICA, TRIBUNA POPULAR , GLOBO ESPORTIVO E A NOITE. 

 1945...


 Apesar de não estar vivendo um momento muito bom na parte futebolística e financeira, foi anunciado pela sua diretoria que o rubro- Anil terá seu estádio. Essa façanha deve ser exaltada graças ao trabalho administrativo quase que perfeito de seu presidente, o Senhor Afonso Lobo Leal. O presidente lançou uma campanha a nível local para que os comerciantes e pessoas ilustres da região ajudassem a levantar fundos para a construção do local. A campanha se tornou um enorme sucesso, o presidente apresentou o projeto do local que incluiria a casa do Futebol ,local para festas, piscina e outras instalações . 

O comércio local logo começou a se movimentar a ajudou em tudo que podia. O projeto está feito para inaugurar em 1947, e o time pretende ser o primeiro a pisar no solo sagrado .Além do gramado para a prática do certame, o local contará com quadras para outras práticas esportivas como quadra de Basquete, Tênis entre outros. A iniciativa deu tão certo que o quadro de sócio do clube aumentou de forma magnífica.

 1947...





 Sexta feira, dia 4 de julho de 1947, Bonsucesso e a Leopoldina parou para ver a grande inauguração; O subúrbio leopoldinense estava vivendo um dia de glória e que entraria para a história. A primeira arquibancada do estádio em Teixeira de Castro foi Inaugurada, pessoas se amontoavam para ver os jogadores. Cinquenta metros de arquibancada em concreto armado. Foi realizada uma festa de gala para marcar aquele momento, e que contou com a presença dos times do Madureira, Botafogo e Fluminense, os dois últimos os times mais antigos da cidade. Abrindo as festividades esportivas, os donos da casa fizeram as honras. Bonsucesso e Madureira abriram os jogos e o rubro anil estava empolgado e melhor preparado fisicamente e dominou boa parte da partida, mas foi o Madura que abriu o placas, mas logo o Bonsucessa se recupera e massacra o tricolor suburbano com 3 gols. 









O Madureira chegou até a marcar novamente, porém com uma marcação firme e uma defesa sólida , o Bonsucesso manteve a vitória , para delírio de dirigentes e torcedores. Os gols foram marcados por Zé Luis e Jorge ( Bonsucesso),Beijinho( Madureira),Flávio ( Bonsucesso), Esquerdinha( Madureira). Total 3x2! Logo depois, o placo do show estava inaugurado e macio para o desfile dos craques de Fluminense e Botafogo, em um jogão de bola, as equipes marcaram 10 gols naquela tarde. O jogo terminou 5x5. 






Alguns títulos do Bonsucesso. A-COPA RIO- 2019; B-CAMPEONATO CARIOCA 2 DIVISÃO- 1921, 1926, 1927, 1928, 1981, 1984, 2011- O MAIOR CAMPEÃO DA 2 DIVISÃO ; C-CAMPEONATO CARIOCA 3 DIVISÃO – 2003; D-Campeão do Torneio Pentagonal de Tampico - México: 1963;

2 comentários:

  1. Paulo,esse grande historiador mais uma vez nos traz mais da História do Rio de Janeiro e nos transporta em uma viagem fascinante ao passado.
    Parabéns meu amigo e muito sucesso.
    Publicado na página História dá História.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por nós trazer um pouco dessa estórias, que por muitos não tem a mínima ideia.

    ResponderExcluir