quarta-feira, 25 de novembro de 2020

  A FAVELA ESQUECIDA- O ESQUELETO 

Uma comunidade esquecida por todos que ainda permanece viva na memória dos seus antigos moradores. Quando se estuda a política de remoção das comunidades precisamos nos questionar um ponto : Interesse político e financeiro devido a especulação imobiliária ou bondade do estado que visava o bem estar do pobre?


1953 O MUNDO ILUSTRADO
1953 O MUNDO ILUSTRADO 

 

Pessoas foram removidas do Esqueleto, do pinto, de Maria Angú e de tantas outras comunidades, foram jogadas para locais longe e desconhecidos e tiveram que recomeçar suas vidas. Falando da comunidade do esqueleto , ela foi dizimada por um incêndio enquanto alguns moradores ainda insistiam em ficar ali no local.

 

1953 O MUNDO ILUSTRADO - O INCENDIO ATINGE A COMUNIDADE

A comunidade surge após a construção do Estádio Mário Filho, onde um grupo de pessoas invade um terreno onde ali estava sendo levantada um prédio que seria um hospital , essa unidade de saúde seria o HOSPITAL DE CLINICAS DA UNIVERSIDADE DO BRASIL .

 

1953 O MUNDO ILUSTRADO - O DESESPERO DO POVO PARA SALVAR SUAS COISAS


"A remoção da Favela do Esqueleto foi consequência da política de remoções que o Estado da Guanabara (sob o comando de Carlos Lacerda), em consonância com o governo militar e com apoio dos Estados Unidos, efetuou durante os anos 1960, transferindo, à força, moradores de favelas das regiões centrais da cidade para conjuntos habitacionais longínquos. Em 1969, começou a ser construído, no local, o campus da Universidade do Estado da Guanabara, aproveitando a estrutura inacabada do hospital do INPS. O campus foi inaugurado em 1976, já com o novo nome da universidade: Universidade do Estado do Rio de Janeiro." - DIÁRIO DO RIO - 2019

 

Segundo a reportagem do Mundo Ilustrado de 1953, aponta um incêndio que aconteceu na comunidade, as fotos mostradas desse incêndio mostram o desespero das pessoas para salvar suas coisas. Segundo o periódico , a favela tinha 1500 moradores divididos em mais de 100 barracos . A origem do incêndio foi devido a um acidente com querosene , muito usado na época para coisas simples de como obter luz ou fazer uma simples comida .



 

Grande parte das pessoas que comentam minhas postagens, relatam  que a atuação de Carlos Lacerda como governante carioca foi quase perfeita, que ele transformou a cidade num canteiro de obras e melhorou em muito a infraestrutura de uma cidade bem velha.

A maior parte dos moradores do esqueleto foi transferida da a Vila Kennedy. 






1953 -REVISTA O CRUZEIRO  GANDULAS DO MARACANÃ MORAVAM NA FAVELA DO ESQUELETO



                                    

1956 O CRUZEIRO -FAVELA CONSOLIDADA COMO LAR PARA MUITOS 




Nenhum comentário:

Postar um comentário