segunda-feira, 12 de abril de 2021
Ana Nery
UMA NOVELA CHAMADA “VIADUTO ANA NERY”
Num país sério como o Brasil, é inadmissível que um viaduto leve mais de 20 anos para ser construído. Entre idas e vindas, desvios de dinheiro, brigas de governo e reclamações, o famoso viaduto Ana Nery virou uma verdadeira novela começando no governo Dutra e terminando apenas com JK, vamos ver os resumos dos capítulos?
Era um sonho antigo dos moradores da região, uma passagem para o outro lado do bairro, uma reivindicação levada por representantes a diferentes prefeitos da cidade. Mesmo sendo o Distrito Federal, a cidade do Rio sempre apresentou problemas como infraestrutura, problemas sócias, problemas com enchentes e a expansão da cidade de modo desenfreado. Mas a luta foi vencida e em 1946, a pedra fundamental foi lançada. Com a presença do Presidente Dutra e do prefeito Hildebrando e outros “papagaios de pirata”, iniciou a construção do que seria um moderno viaduto sob a linha férrea . E olha que interessante, a pedra fundamental foi lançada na data do meu aniversário, 3 de dezembro de 1946.
Na cerimônia , o secretário de Viação profanou algumas palavras e uma placa foi lançada em comemoração ao feito e em homenagem a comissão de melhoramentos do bairro do Jacaré, será que essa placa ainda está la?
Em1952, viaduto pronto? Não ! Só reclamação da imprensa e povo. Considerada uma obra que beneficiaria toda a região, o viaduto estava retornando as obras que se encontravam paradas. Esse viaduto era de extrema importância, pois desde 1945, as linhas férreas passaram a ser elétricas e muros foram construídos ao redor das mesmas e as cancelas estavam sendo retiradas aos poucos, mas como as obras da região estavam paradas e com o muro construído , a população local reclamava da “volta” que deveriam dar para se chegar ao outro lado. Foi realizado um novo orçamento e ficou estimado em 11 milhões de Cruzeiros, o dobro do custo inicial aprovado a anos atrás.
Aleluia!!! 1956 chegou gente, o viaduto vai sair, depois de 10 anos de obras... O Prefeito já era o Negrão de Lima, o presidente JK e parece que já estava tudo armado para sair do papel. Diversas administrações passaram e todas apresentaram mais problemas que soluções para o caso, mas finalmente seria possível resolver o problema. O total da obra consumiu 120 mil sacos de cimento , Três mil toneladas de vergalhões num viaduto de 450 metros comprimento e 18 de largura , o que essa obra consumiu de vergalhão e concreto que daria para construir uma estrada do RIO A BUENOS AIRES. Juntando todos os contratos, esse pequeno viaduto custou aos cofres públicos C$23.452.775 milhões de cruzeiros. As causas de tantos atrasos formam os básicos aplicados no Brasil: desvio de verbas e uso da obra como palanque político , muita promessa e pouca efetividade. Mas o viaduto estava pronto e foi realizada uma grande festa com presença de Negrão de Lima, Jk que andou de bonde e fez um belo discurso . O povo se juntou para ver o novo viaduto e o presidente, que andou de bonde, inaugurou outros viadutos e fez um discurso em cima do Ana Nery, em setembro de 1956.
Agora tudo daria certo ... Ou não !
Pasmem os senhores... N dia 2 de março de 1957, reportagens da TRIBUNA DE IMPRENSA E REVISTA DA SEMANA, noticiavam o perigo de desabamento do viaduto. Segundo as reportagens, JK queria a obra pronta o mais rápido e de qualquer jeito, para que fosse entregue para a população um conjunto de obras , mas o tráfego intenso de caminhões pesados provocaram fendas na estrutura e infiltração de água da chuva, fora que o viaduto treme mais que o normal .As autoridades foram procuradas , mas todas negaram. O Viaduto passou por reformas apenas com Carlos Lacerda em 1964.
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Parabéns pelo conteúdo, só fiquei curioso sobre os quantitativos de materiais apresentados
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