terça-feira, 30 de novembro de 2021

   A HISTÓRIA MAGNÍFICA DO BONSUCESSO:

SALVEM O CLUBE SUBURBANO!



Até onde vai a identificação de um clube com o bairro? Sabemos que os clubes de bairros tiveram uma importância na formação da cultura do local que não podemos medir. Esses pequenos e médios clubes levam em seus tijolos, histórias, lendas, vitórias e lutas dos suburbanos , preservam através de fotos e reportagens , momentos que marcaram os moradores dos bairros, muitos ainda conhecidos na época como arrabaldes.

Antigos moradores guardam nas lembranças os bailes, campanhas de vacinação e jogos de todos os esportes que participaram ou assistiram nesses clubes. Inúmeros clubes infelizmente acabaram e com eles morreram muitas histórias que poderiam ser contadas e os que ainda sobrevivem ( ou tentam sobreviver) lutam a cada dia pela permanência dos associados e da estrutura construída com o suor e a mensalidade dos contribuintes.

Olaria, Madureira e Bonsucesso  representam o melhor do futebol suburbano. Poderia citar outros tantos clubes amadores que infelizmente sucumbiram ao tempo, mas minha intensão é exaltar um pouco da belíssima história de um dos clubes mais tradicionais do futebol carioca.

A meu ver, o futebol carioca possuí dez  clubes tradicionais que merecem todo o destaque no cenário carioca:  Flamengo , Vasco, Fluminense, Botafogo ,Bangu, São Cristovão, Olaria, Bonsucesso, Madureira, Campo Grande, com menção honrosa a Portuguesa e ao Canto do Rio. Esses clubes ajudaram a escrever a história do futebol carioca com maior destaque, mais jamais podemos esquecer aqueles pequenos clubes de bairro e de futebol que tanto contribuíram para o cenário suburbano.

Vamos viajar ao passado e conhecer um pouco da maravilhosa história do Bonsucesso que hoje está sendo maltratado por diretorias que não conseguiram reerguer o clube que até 2017 disputava a primeira divisão e hoje está mergulhado numa crise e amargando a quarta divisão.

 O começo ...





Para a torcida rubro-anil

Palmas eu peço

Na Leopoldina em cada esquina

Quem domina é o Bonsucesso

Lá surgiu um jogador sensacional

Surgiu Leônidas, o maioral!

 

Quando a turma joga em casa

A linha arrasa

Que baile... Que troça!

A torcida grita em coro

Não há choro

A vitória hoje é nossa

 

 Quando a turma joga em casa

A linha arrasa

Que baile... Que troça!

A torcida grita em coro

Não há choro

A vitória hoje é nossa

 

 Não poderia começar de outra forma , o hino do clube traduz bem a linda história dessa massa suburbana. Em 1913 , um grupo de rapazes decidiu criar um time de futebol, nesse período , diversos times amadores estavam sendo criados por toda a cidade , cada bairro tinha um ou dois clubes que praticavam esse novo esporte . No dia 12 de outubro de 1913 ,na residência do senhor Alamiro Leitão , um grupo de rapazes moradores da região de Bonsucesso , se reuniram e decidiram criar uma nova agremiação e todos eles decidiram que o primeiro presidente desse novo clube seria entregue ao sr. Francisco da Silva Leitão, pai do Alamiro.

O Clube rapidamente cresceu e não demorou muito para ganhar títulos de relevância. Diversos amistosos e jogos foram realizados com vitórias maiúsculas do time , demostrando que o time poderia alçar voos mais altos. Em 1918 , filiou-se Liga Suburbana e logo conquistou a segunda divisão da liga e em 1919, conquistou a primeira divisão da liga, e o time que marcou a história foi :

Mingote

Alamiro- Sinhô

Mathias-Bacharel –D.Julia

Flavio-Caballero-Doca-Martins-Basilio

O que mais marcava o clube , além dos jogadores , eram a diretoria que tirava do próprio bolso para o clube sobreviver e crescer, existe três notáveis que podemos destacar como os grandes homens da época: Ernesto Carneiro ,Coronel Araujo e o grande homem do bairro, o médico Teixeira de Castro.


Percebendo que a liga metropolitana ficou pequena para eles, em 1920, filia-se a Liga Metropolitana de Desportos Terrestres. O time a cada ano crescia assustadoramente e muito podemos atribuir também para o quadro de sócios, em suas grandes maiorias comerciantes do bairro que ajudava a sustentar o crescimento do time. Conquistou diversos títulos ao longo dos anos de 1922,1923 e 1924.

Em 1926 se filia a Associação Metropolitana de Esportes Athéticos (AMEA).Ingressando na segunda divisão da associação , logo mostrou força quando foi tri-campeão consecutivo: 1926,1927 e 1928. Quando surge a oportunidade de disputar pela primeira vez a divisão de elite carioca. Como campeão de 1928 , o Bonsucesso ganhou  o direito de disputar um play-off contra o último colocado do campeonato da primeira divisão , que foi o Vila Isabel, o vencedor participaria da primeira divisão de 1929, o time da grande Tijuca se recusou a jogar esse jogo , a comissão da Amea rebaixou o clube e promoveu o time do Bonsucesso , que disputou a primeira divisão desse ano e ficou em sétimo lugar. O jogo entre Bonsucesso x Vila Isabel foi marcado para o dia 15 de março , porém o Vila não compareceu e aconteceu o W.O.

E esse ano de 29 foi bom hein, o time de Volei do clube foi campeão da segunda divisão carioca, e iria disputar o campeonato da primeira divisão em 1930. A sede do time suburbano, a prática de esporte estava intensa. No local se pratica Futebol, Tiro, Atletismo , Racktball e Tênis , e ainda espaço para a prática de escoteirismo . Para quem tem curiosidade, a primeira sede do Bonsucesso ficava na rua Estrada do Norte ( Hoje Teixeira de Castro) 38,perto da estação de Bonsucesso e local conhecido pelos “sarais dançantes”.






Esse foi o time que disputou pela primeira vez o campeonato carioca :

MEDONHO

BADÚ-ARUBINHA

NICO- ERNESTO –CHININHA

CHINA-GRADINHA-EURICO

CAROLA-HEITOR-CLAUDIO-BIDA




Os primeiros dirigentes

Como já descrito no texto, o primeiro presidente do Clube foi Francisco da Silva Leitão ,cuja a residência foi cedida para a criação do clube , com toda a estrutura com campos e alojamentos.  Podemos destacar tantos outros pelos primeiros anos, mas marcaram a história do clube nomes como : Ernesto Carneiro ,Teixeira de Castro( que também foi médico do clube), Coronel José João de Araujo( que foi presidente de honra) e Manoel Lago.


                                  PRESIDENTE DO TIME EM 1930

Ao passar dos anos , outros foram entrando e acrescentando suas contribuições : Cesarito Cesar( ?),Caballero, Arceu Macedo, Manoel Vieira, José Jacinto ,Jair Guerra. Destacando o Teixeira de Castro , considerado o maior dirigente do clube de todos os tempos,  Castro esteve presente desde os primeiros anos de clube e só saiu por que infelizmente veio a falecer. Apesar de sua grande fortuna, sempre ajudou o clube e os jogadores, até usando do próprio bolso.

 


DIRETORIA DO BONSUCESSO EM 1930


MOMENTOS HISTÓRICOS

Um clube é feito de grandes momentos, acontecimentos que marcam para sempre a história do clube.  A segunda foto do quadro acima, mostra a primeira formação do time do Bonsucesso pós-fundação em 1913, uma foto magnífica que mostra os primeiros jogadores ( garotos) moradores do bairro , ergueram esse clube . Na foto acima vemos :

CANDIDO,ALAMIRO E QUIMQUIM,                           

BENÍCIO , GIOVANNI E JUREMA,

BOTELHO , PARAFUSO, QUINCAS, PEDRO E ANTONIO.


Em 1955, o Rubro- Anil fez uma excursão até a Bolívia , a sua primeira na história , e alguns dos jogadores famosos fizeram questão de ir ver a delegação na descida do aeroporto do Rio , Urubatão que foi jogar no Santos, Gilberto foi para o Fluminense, Valdir para a Ponte Preta e o grande Manga goleiro dos Santos. A campanha do Bonsucesso foi considerada boa :

Alianza Lima 1 x 1 Bonsucesso

Bonsucesso 3 x 0 Seleção Cocha Bomba

São José 2x1 Bonsucesso

Aliança 3 x 2 Bonsucesso




 Apresentando a todos o quadro do Bonsucesso , campeão da 2 divisão em 1921:

VIANA

ALMIRO- D.JULIA

MATIAS-EURICO E CATRAIA

FLÁVIO- MANOEL- CABALLERO-DOCA-RUBENS E ALBERICO .

A segunda foto mostra o time de Bonsucesso campeão de vôlei da segundona carioca, o mais interessante que os mesmo jogadores que praticavam o vôlei , boa tarde deles faziam parte do quadro de futebol. Os heróis do vôlei : DURVAL- FRANCISCO DE SOUSA,GRADIM,JORGE, FRANCISCO,Loló,FONTOURA E CLÁUDIO .



E se eu disse que o Bonsucesso já ganhou de um campeão da Liberadores? Claro que o Palmeiras ainda nem sonhava em ganhar algo tão importante e na verdade ainda se chamava Palestra Itália, mas em 1932, os dois times jogaram um amistoso em pleno Parque Antártica e o placar foi 3x1 para os suburbanos cariocas. Na foto vemos os jogadores-da esquerda para a direita, em pé: Vareta, Eurico, Leônidas( circulado e com a camisa do time-foto rara),Rapadura, Loló, Oto, Prego ,Marreco e Miro. Ajoelhados : Heitor, Catita,Cozinheiro , Durval, Claudio e Gradim( em destaque com circulo).

 








4 comentários:

  1. Muito Bom ! Cheguei a me emocionar. Parabéns. Gostaria de ler mais: miguelgustavo100@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. O escritor citou tantos clubes e esqueceu o América. Esqueceu ou foi de propósito?

    ResponderExcluir