sexta-feira, 4 de agosto de 2023

MADUREIRA CAMPEÃO

 TORNEIO HILTON GOSLING - MADUREIRA CAMPEÃO DE 1977 !



O Madureira é um das equipes mais tradicionais do Brasil, está no bairro de mesmo nome , terra de diversos jogadores, terra do samba e de um dos melhores comércios do Rio de Janeiro . O clube muito conhecido pelos seus bons time e títulos, time esse que já teve um dos trios de ataques mais poderosos do Rio , os "três patetas", duas vezes vice campeão Carioca, Bi campeão do Torneio Início e Campeão da Copa Rio. 




Hoje iremos ver um dos títulos da vasta galeria do Madureira, o torneio Hilton Gosling , um torneio preparatório para o Carioca que os clubes participantes levavam bem a sério . O torneio foi disputada pelas sete equipes da capital que disputavam o campeonato carioca , com a excessão dos grandes: MADUREIRA, BONSUCESSO, OLARIA, PORTUGUESA, BANGU , CAMPO GRANDE E SÃO CRISTOVÃO .



O regulamento era bem simples : turno único , todos contra todos , quem fizesse o maior número de pontos seria o campeão. Se duas equipes terminassem empatadas, teria um jogo desempate. Todos os jogos aconteceriam aos sábados e domingos.  Era um torneio para abrir a temporada e as equipes entravam com suas equipes principais e conforme iriam contratando , os contratados entravam em campo. 



O torneio cmeçou no dia 15 de Janeiro de 1977 e foi patrocinado pela Loteria Esportiva, então todos os jogos era anunciados para os apostadores e o torneio tinha um cobertura completa do JORNAL DOS SPORTS , que dedicava uma página inteira sobre o assunto . 

Infelizmente eu não consegui achar o placar de todos os jogos e algumas partidas não achei , mas a maioria das partidas eu consegui e vou mostrar rodada a rodada. 


1º RODADA : MADUREIRA 1X0 BANGU-PORTUGUESA 0X1 CAMPO GRANDE-OLARIA 0X0 BONSUCESSO- FOLGA SÃO CRISTOVÃO





2º RODADA : SÃO CRISTOVÃO 1X2 MADUREIRA - PORTUGUESA 2X2 BONSUCESSO- PORTUGUESA 2X2 OLARIA -FOLGA CAMPO GRANDE



3ºRODADA: MADUREIRA 1X1 OLARIA-BONSUCESSO 1X2 BANGU- CAMPO GRANDE 1X1 SÃO CRISTOVÃO- FOLGA OLARIA 




Na quarta rodada comçou a pipicar notícias importante sobre os clubes: Jair Pereira estava estreiando nessa rodada no ataque do Bangu, Alfredo Brandão técnico do Bonsucesso estava estudando nos EUA e quem comadava o time era o seu auxiliar, o prof. Ademar .Tião Marcal assumia o comando do Campo Grande e o Bangu apresentava Alfredo Gonzales como treinador.

4º RODADA: OLARIA ?X? PORTUGUESA- SÃO CRISTOVÃO ?X? BONSUCESSO- BANGU 4X0 CAMPO GRANDE- FOLGA MADUREIRA 




Confusão no jogo entre Olaria e Portuguesa: Ambas as equipes ameaçadas de colocar os juvenis nas próximas partidas devido a uma briga generalizada que acabou com a expulsão de 22 jogadores e isso tudo registrado em súmula. Segundo a súmula , a briga começou com quatro jogadores , que se estendeu para outros 18. Não satisfeito ainda teve invasão de torcida e o jog foi encerrado antes do tempo. 

5º RODADA :  PORTUGUESA 2X2 BANGU- CAMPO GRANDE0X1 MADUREIRA-OLARIA 1X0 SÃO CRISTOVÃO- FOLGA BONSUCESSO 









6º RODADA: MADUREIRA ?X? PORTUGUESA-BANGU?X? SÃO CRISTOVÃO-BONSUCESSO?X? CAMPO GRANDE- FOLGA OLARIA 

Jamery Calameni, presidente do Olaria queria jogar a partida de novo , começando do zero contra a Portuguesa, mas os dirigentes da Portuguesa queriam os pontos da partida,já que alegavam que a culpa é do Olaria .Chega ao São Cristovão o experiênte Afonsinho.

7º E ÚLTIMA RODADA : SÃO CRISTOVÃO 1X1 PORTUGUESA-BONSUCESSO 2X0 MADUREIRA- CAMPO GRANDE 0X2 OLARIA- FOLGA: BANGU .





Com os resultados, Madureira e Bangu terminaram empatados na primeira colocação e era necessário fazer uma partida extra para decidir o campeão. A partida sera disputada no campo do América no Andaraí , a torcida do Bango se mobilizou em peso para ir ver o jogo , era o encontro da melhor equipe  ( BANGU) X a equipe mais equilibrada(MADUREIRA). 



O jogo teve dominio do time da Zona Oeste, o Madureira se segurou os 90 minutos para não levar o gol e pouco chegou ao ataque, conseguiu levar a partida para a prorrogação . Mantendo o status do tempo normal a partida acabou indo para  os penalts , depois de um 0x0 no tempo normal e na prorrogação. Três penalts para cada time e ambas as equipes converteram . Depois da sexta cobrança os dirigentes decidiram encerrar a partida e dividir o título , que desagradou os dirigentes da federação e o caso foi parar no TJD que acatou a decisão dos clubes e aceitou a divisão dos títulos!.Acabou que a Federação acabou aceitando e concordou com a divisão .




BANGU E MADUREIRA CAMPEÕES !



O torneio foi um termômetro para o campeonato carioca de 1977, das equipes campeãs , Bangu se manteve na parte de cima da tabela e o Madureira abaixo do esperado, mas nada vai apagar a bela campanha e o título do tricolor suburbano. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário