domingo, 29 de junho de 2025

FLUMINENSE É TRADIÇÃO !

 REAL OLVIEDO MAIOR QUE O FLUMINENSE ? 


Estamos testemunhando o primeiro Mundial de Clubes da FIFA, e com isso diversos jornalistas estrangeiros começaram a fazer campanhas a favor e contra a competição. Havia quase um consenso na imprensa internacional de que os times sul-americanos passariam vergonha nesse Mundial, mas não foi o que vimos.

Palmeiras e Fluminense jogaram melhor que PSG e Borussia; o Flamengo fez uma grande partida contra o Chelsea e venceu com goleada; e o resultado que chocou o mundo: o campeão da Champions League, o PSG, perdeu para o Botafogo, que atuou de forma tática e valente. O que era visto como uma vitória certa dos europeus passou a gerar opiniões divididas.

Uma série de desculpas começaram a ser levantadas para justificar o desempenho desses times. É perceptível que, ao tirá-los da zona de conforto, o jogo se equilibrou. Mas será que estamos realmente tão distantes, tecnicamente, de times que ocupam a "prateleira B" da Europa?

Claro, hoje na Europa podemos destacar um "Big Six": Real Madrid, Barcelona, PSG, Manchester City, Liverpool e Bayern de Munique. Ao meu ver, esses são atualmente os clubes da prateleira A do futebol europeu. Contra esses, o desafio técnico é realmente maior. Mas Flamengo, Fluminense e companhia mostraram que, com treinamento, tática disciplinada e equilíbrio estrutural, um time brasileiro consegue sim competir de igual para igual — e até vencer — equipes das prateleiras B e C, e quem sabe, até da prateleira A.

Lembre-se de que Flamengo e Palmeiras equilibraram as ações nos Mundiais contra Chelsea e Liverpool. Mas vamos nos atentar ao título do artigo. 

Essa semana, vi uma espécie de mesa redonda na Espanha, onde três jornalistas compararam o Fluminense — um dos 12 gigantes do futebol brasileiro e de muita tradição — ao time do Real Oviedo. Vamos, então, conhecer, caros leitores, quem é o Real Oviedo.

Na temporada 2024/2025, a equipe estava na segunda divisão e terminou na terceira colocação, o que lhe garantiu o direito de disputar a La Liga 2025/2026. A campanha foi composta por 42 jogos, com 21 vitórias, 12 empates e 9 derrotas.

O Real Oviedo foi criado em 1926, resultado da união entre o Estadio Ovetense e o Real Club Deportivo Oviedo. O primeiro clube havia sido formado por jovens que estudaram na Inglaterra, onde o futebol já era bastante difundido. O segundo surgiu alguns anos depois, como consequência de uma divisão interna no Estadio Ovetense.

O clube, localizado na região autônoma das Astúrias, tem como principais conquistas cinco títulos da segunda divisão espanhola e quatro da terceira divisão. O Real Oviedo já participou 38 vezes da primeira divisão do Campeonato Espanhol. O time não tem muitos feitos sigficativos. 

Vamos agora falar do Fluminense! O Tricolor das Laranjeiras foi um dos primeiros clubes fundados na cidade do Rio de Janeiro, teve papel fundamental na organização do futebol carioca e foi um dos responsáveis pela criação do Campeonato Carioca.

Quatro vezes campeão brasileiro da primeira divisão, vencedor da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, entre muitos outros títulos. Pelo Tricolor das Laranjeiras passaram craques que ajudaram a escrever a história do nosso futebol.

O clube também esteve presente na assinatura da profissionalização do futebol em 1933. O Fluminense é história viva e abriga um dos estádios mais antigos da cidade e do Brasil. A importância do time para a história se mostra na análise das fontes. O time foi o responsável em jogar o primeiro jogo oficial da história do Campeonato Carioca de 1906, campeonato esse que ele ajudou a organizar. Dia 03 de maio de 1906, o Fluminense abriu o Carioca contra a equipe do Paysandu e o tricolor das Laranjeiras mostrou por que já desde começo ,seria conhecido como uma potência:7x1, jogo realizado no campo da Rua Guanabara, onde mais tarde seria construído o Estádio das Laranjeiras. Ali começava o caminho de glórias. 

Isso estou aberdando apenas o começo do Fluminense, se eu pudesse citar todas as glórias, precisaria de anos de escrita. O time foi campeão de diversos torneios internacionais e nacionais, diversos jogadores cedidos a seleções brasileiras e mundiais. Uma infinidade de títulos e importância histórica. Olha que o clube já fez para contribuir com o país. 


Fluminense: um clube que também entrou em campo na Segunda Guerra Mundial

O Fluminense Football Club protagonizou um capítulo pouco conhecido, mas marcante, de sua história durante a Segunda Guerra Mundial. Em um gesto patriótico, o Tricolor arrecadou fundos entre seus associados e torcedores para adquirir e doar um avião à Força Expedicionária Brasileira (FEB). A aeronave, um monomotor Fairchild PT-19, foi batizada de "Coelho Netto", em homenagem ao escritor e patrono do clube, e entregue oficialmente em uma cerimônia realizada no estádio das Laranjeiras, pouco antes de um clássico contra o Flamengo.

Além da doação do avião, o Fluminense também colocou suas instalações à disposição do país. Em seus espaços foram promovidos cursos de enfermagem para formação de profissionais que, posteriormente, integraram os contingentes brasileiros enviados à campanha na Itália.

As ações do Fluminense durante o conflito mundial evidenciam o papel ativo do clube fora das quatro linhas. Mais do que vitórias em campo, o Tricolor das Laranjeiras demonstrou compromisso com causas maiores, contribuindo diretamente para o esforço de guerra do Brasil contra o nazismo e o fascismo.

A pergunta que deixo é : ter certeza que tem como comparar ? 


fontes pesquisadas: 

1- LIVRO FLUMINENSE, O PRIMEIRO TETRA CAMPEÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO 

2- HISTÓRIAS DOS CAMPEONATOS CARIOCAS DE FUTEBOL 

3-https://futebolnacional.com.br/siteapp/page.jsp?module=championship&code=D868920C830AD300DB7282D40DA28A48&lang=pt-br&img=y

4-https://www.espn.com.br/futebol/time/elenco/_/id/92/esp.real_oviedo

5-https://www.ogol.com.br/equipe/real-oviedo/2545

6- https://www.realoviedo.es/

Nenhum comentário:

Postar um comentário