GALERIA DO PASSADO : BAIRROS EM FOTOS
CAJU PARTE 2!
Contando um pouco sobre o bairro , a origem do nome vem de antigas fazendas e chácaras da região que eram produtores de cajueiros . O primeiro habitantes ( sem contar os índios) do bairro foi o rico português José Gouveia Freire, mas suas terras foram compradas pela família real , para que o príncipe D. João pudesse tomar uns dos seus três banho que tomou em vida, já que as águas do caju eram consideradas medicinais.
A região era muito frequentada pela família real , até pela proximidade da Quinta da Boa Vista, relatos que D.Pedro I e II sempre eram vistos na região .
em 1839, o provedor da Santa Casa, o senhor José Clemente Pereira, instalou na Praia do Caju , o primeiro cemitério para indigentes da cidade.
Como esse novo projeto deu muito certo , onde atingi mais de 100 visitas no texto do blog, hoje resolvi publicar a parte dois de fotos e reportagens sobre o maravilhoso bairro do Caju , que nos dias atuais infelizmente encontra-se abandonado pelo poder público e pela historiografia carioca que não olha para a importância desse e de outros bairros do subúrbio carioca. Vamos visitar o Caju em sete fotos, vamos lá?
1- 1969 : JORNAL DO BRASIL - AVENIDA BRASIL E A FÁBRICA ABANDONADA
O que hoje é um prédio caindo as pedaços e abandonados ao lado do cemitério do Caju, já foi uma grande fábrica e depósito de material de construção. O prédio contava com 2 elevadores , água forte , telefone e uma estrutura firme para aguentar toneladas de equipamentos .2- 1969 CORREIO DA MANHÃ- O TRÃNSITO CAÓTICO E ETERNO
Pressa , para que? A Avenida Brasil sempre teve esse problema e quando chega no Caju , ai que complica de vez, temos a subida da Ponte, já tivemos o acesso ao Gasômetro , a chegada a Rodoviária , muita coisa para uma parte que a pista perde tamanho. Quem nunca ficou parado nessa curva na altura do Caju?
3- ANOS 60 - PONTA DO CAJU
Toda vez que olho essa foto me vem um sentimento de perda, de como seriamos mais felizes com a Baía de Guanabara limpa e com nossas praias ainda ativa. A ponta do Caju talvez seja o local mais histórico do bairro , pois ali acontecia de tudo: Banho de fantasia , culto a Iemanjá, campeonato carioca de Remo , entre outras festividades e casos policiais .
4- 1940 JORNAL CARIOCA - CAJU E SUAS ÁGUAS
A reportagem usa um termo pesado , mas que talvez traduza bem o sofrimento do povo com a falta do poder público. A cidade do Rio cresceu sem um planejamento, simplesmente saiu invadindo morros, mangues , pântanos e antigas chácaras, e a ausência do poder público foi apenas o início do processo que levaria a favelização e a poluição dos rios e da Baía de Guanabara. A ponta do Caju ficou conhecida como a "Veneza pobre", pois a "aldeia " e as casas invadiam o mar como vemos nas fotos.
5-1922 REVISTA FON FON - PRESIDENTE NO CAJU!
Epitácio Pessoas estava sendo apresentado aos novos planos e estaleiros construídos no Caju. È difícil imaginar alguma autoridade desse calibre nos dias atuais no local?
6-1923 PRAIA DO RETIRO SAUDOSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário