Esse novo projeto que estou iniciando é uma pequena exposição de fotos antigas dos bairros do subúrbio carioca. As fotos recolhidas e mostradas aqui são pesquisadas por que vos escreve e a grande maioria foi eu que procurei , cortei e editei.
O intuito desse trabalho é despertar o interesse pela história do Rio, cultivar o amor pelos bairro e mostrar o quanto perdemos ao longo dos anos devido ao "progresso" Vamos viajar no Caju de antigamente...
foto 1: Era bem comum acontecer eventos nas águas do Caju. Aqui vemos uma foto de 1936 onde uma comunidade evangélica está a batizar 16 novos fiéis . Isso nos dias atuais é inimaginável .
Foto 2: Echo Popular 1869: Uma das grandes perdas da cidade foi o não investimento em transportes fluviais , imagina se tivéssemos mantido os pequenos portos ao longo da Baía de Guanabara e pudéssemos chegar ao bairros Leopoldina .Barcas e botas pelo preço de 300 réis em direção ao cemitério do Caju.
Foto 3:1919 - o TICO TICO: O banho a fantasia fez parte do calendário oficial do carnaval carioca até 1978.As praias eram usadas como passarelas do samba, registros desses banho no Caju, Maria Angú , Inhaúma e Ilha do Governador. Possuía regras e um campeonato valendo pontos para melhor fantasia Rei momo e políticos sempre compareciam a esses eventos .Participavam clubes e escolas de sambas numa grande alegria em conjunto
Foto 4 : 1919 PARA TODOS : Um tempo que o Caju era local de diversão , de cuidar da saúde e de estaleiros , trazendo empregos e investimentos para o local .
Foto 6: O MALHO 1919 PRAIA DO CAJU - Vamos fazer uma reflexão em cima dessa foto : O que perdemos? Observem bem como a praia do Caju era cheia , lotada, com as famílias vestidas para um grande evento , pessoas felizes por ter uma praia tão perto. Lembrando que até o século XIX , as praias era frequentadas apenas por negros que faziam ali sua moradia e lugar para diversão. Também há registro de pessoas mortas jogadas nas areais das praias. O local também era usado para religiosidade , ao culto de Iemanjá.
Foto 7:JORNAL DO BRASIL 1989-Esse é um dos bens ou pontos históricos mais importantes da região suburbana. A casa de banho de D.João sempre teve problemas de abandono e invasões . Mesmo nos dias atuais tendo sua administração ligada a Comlurb , ela parece mais com uma casa velha e mal cuidada do que um pequeno museu de limpeza urbana .
Foto 8: EU SEI DE TUDO 1949 - O que temos no Caju hoje? O que esperar do poder público que ajudou a destruir um bairro tão nobre e importante !
Esse é o primeiro tour virtual de fotos do blog, em breve veremos outros bairros com outras fotos, reportagens e curiosidades . Esse trabalho é feito para vocês que desejam conhecer o Rio Antigo , o Rio de verdade .
SITE QUE FALAM SOBRE O ASSUNTO CAJU :
1- https://diariodorio.com/breve-historia-do-bairro-do-caju/
2-https://www.anf.org.br/o-complexo-de-favelas-do-caju-e-a-sua-historia/
3-https://www.webquarto.com.br/guia-bairros/24147/caju-rio-de-janeiro-rj
4-https://oglobo.globo.com/rio/artigo-os-21-cemiterios-do-rio-de-janeiro-suas-curiosidades-14011826
Boa pesquisa, parabéns! Só para acrescentar um detalhe. A casa de banho de D. João VI, ficava na atual PAME.
ResponderExcluir