domingo, 18 de junho de 2023

 CEMITÉRIO DE IRAJÁ E SEU TIME 

MEMÓRIAS DO SUBURBIO CARIOCA 

O que teria haver um time de futebol com um cemitério ? Pode acontecer em um lugar de morte e tristesa proporcionar certa alegria para alguns da região ou para os funcionários? 

O cemitério de Irajá foi criado em 22 de outubro de 1895( mais pesquisas apontam que já existia um cemitério antes desse ), sendo que ele ficava do lado direito da Igreja, com o tempo foi murado e anos depois jogado para os fundos da velha capela. 

O cemitério passou por inúmeros problemas, principalmente de abandono. Entre os anos 50 e 70 , inúmeras reportagens apontam que animais, bandidos e furtos era algo constante na região.

A alguns tempo eu escrevi sobre a situação da Igreja em 1956 e quantos problemas o cemitério estava passando , vamos relembrar : 

"O que seria pior para o bairro, “macumbeiros” ou assaltantes? Ambos eram problemas que assolavam seus moradores. O jornal destacou o abandono da igreja da velha freguesia e isso foi objeto de análise das reportagens.

O templo de Irajá, que já tivera dias melhores e tinha sido até ponto turístico estava vivendo um momento delicado. Muitos artistas visitavam o monumento para admirar tudo que ali estava.

A mais de 14 anos, a igreja está sob o comando do padre Luiz Garrido, que lutava sozinho para manter o local. Vivendo apenas de doação, as ricas famílias e pessoas com condições não ajudava em nada a irmandade. Precisando de obras de manutenção, o padre e a irmandade estavam desesperados sem saber o que fazer, campanhas aconteciam mais não sensibilizavam os poderosos do Irajá e isso fazia com o que não apenas a igreja, o cemitério sofresse com problemas sérios.

O problema financeiro era grave, mais o pior disso tudo era a profanação de um lugar religioso. Os “macumbeiros” e “feiticeiros”  que cercam o Irajá não respeitam nem a morada final. Ali, mesmo durante o dia, fazem seus trabalhos deixando um verdadeiro rastro de sujeita por todo lado. A praça de frente a igreja virou um cemitério de animais sacrificados, é galinha, porco, cabra, etc., Representações de satanás espalhados por todos os lados, até o cruzeiro foi tomado. Se ficassem nessa esfera, dava ainda para dar um jeito, porém os praticantes dessa religião invadiam terrenos alheios  e o cemitério e li vaziam festival de danças e luxurias."


Mas o foco aqui não é o cemitério , mas um time de futebol formado pelos funcionarios do cemitério e que em pouco tempo fez história , estamos falando no NECROPOLITANO FC. 



Um time verdadeiramente do suburbio carioca, um time "de morte"! O time foi fundado em 1972 com a iniciativa dos funcionários do cemitério de Irajá, provavelmente como uma forma de diversão e alivio , pois imagina trabalhar seis, oito ou doze horas por dias fazendo enterros e exumações  escutando choro o dia todo. 

O time no tempo que existiu - ainda não foi posivel determinar o fim da equipe- ficou invicto durante 4 mesmes no ano de 1974. O time praticava seus jogos no campo de Vista Alegre, atrás onde hoje está os apartamentos da Estrada da Àgua Grande, todas as quartas as 19 horas e disputava campeonatos amadoresda região , inclusive segundo relatos, sempre que podia , o time jogava em outros bairros. 

Seu uniforme era todo preto com o escudo da equipe direito do peito, apresentava sua flâmula um azul escuro com uma cruz no centro amarelada. Ha um detalhe bem interessante : O tempo de treinamento era pouco , equipamento adequados ? nem pensar ! Então o time usava as dependências do cemitério para os treinos, isso mesmo , o time treinava no cair da tarde entres as lápides e espaços da necrópole. Time interessante né !


BIBLIORAFIA 

Revista Manchete Esportiva edição 05 -1977

Jornal dos Sports edição 13575 quarta feira- 11-12-1974

Rio Bairros- Uma breve história dos Bairros do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário