terça-feira, 20 de junho de 2023

 UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO- O ESTÁDIO DO FLUMINENSE :

Asc fotos que vou apresentar no início desse texto tem como foco uma visita do Ministro português e uma comitiva de oficiais brasileiro nas Laranjeiras , uma visita que movimentou a cidade, onde as arquibancadas ficaram lotadas, moças também acompanhavam o novo esporte no novíssimo estádio que a pouco tinha sido inaugurado. 

FLUMINENSE X RIO CRICKET 

MINISTRO PORTUGUÊS NAS LARANJEIRAS 

OFICIAIS DA PÁTRIA 

DISTINTAS MOÇAS CHEGANDO PARA ASSISTIR A PARTIDA


ARQUIBANCADAS LOTADAS E UMA PARTE RESERVADA AOS PORTUGUESES


Um estádio tão importante para a História de nossa cidade, não é apenas um local de prática do esporte mais praticado no Mundo , não é apenas um tapete verde que serve para rolar um objeto redondo de um lado para o outro. Nós temos a absoluta certeza que se o estádio tivesse como se expressar, ele nos contaria diversas histórias.

O campo que se transformaria em Estádio mais para frente se localiza na antiga Rua Guanabara, rua essa que atualmente se chama Rua Pinheiro Machado e levou esse nome graças ao decreto 1.165 de 31/10/1917. Foi com muito sacrificio e atuação dos associados do Fluminense que de aluguel a compra, de arquibancada de Madeiras a concreto armado , o sonho fosse realizado e coube a essa casa receber o primeiro jogo da seleção Brasileira. 

As primeiras notícias do campo do Fluminense já aparece em 1903, quando o Jornal do Brasil edição 256 , domingo 13 de setembro, mostrava um jogo entre os times "Brasil" e Inglaterra". Seleções? 

Não exatamente !Podemos considerar que esses jogos foram os berços da criação da Seleção Brasileira e podemos descontruir sim certos processos já finalizados, mas esse jogos era nada mais que um combinado de jogadores brasileiros vs jogadores ingleses que jogavam em times locais . 

També nesse ano aconteceu um interessante jogo entre dois times : os times dos Bancários vs Time do Comércio- sem resultado encontrado.






UM FLA X FLU EM 1904 ?
O clube de Regatas do Flamengo surge no final do século XIX, o futebol apenas nos anos de 1910 , pós uma galera sair do Fluminense e ir fundar o depatamento de futebol no Flamengo, mas que CR Flamengo é esse ? Seria a primeira tentativa do clube de regatas do Flamengo em formar um time ?
Olha a reportagem é bem interessante: em 1904, foi realizado um jogo entre Fluminense x Flamengo no campo da Rua Guanabara. Segundo a reportagem , os jogaores eram conhecidos e estavam animados para o jogo.
Os times entraram em campo assim .
FLUMINENSE :
VIRGILIO;
L.KING E A.R. MACEDO ;
J.SOUZA RIBERIO,H.SIMONSEN E A. MURTINHO;
J. MESQUITA, O.SIMONSNEN,E.COX,E.COGGINE E P. ESTRADA
FLAMENGO
NAPOLEÃO;
L.VERAS E J.ROCHA ;
A.AMARES,A.BORGETH E EDMUNDO FURTADO;
V.AMARES,A.GOMES,M.MORAND,O.GOMES E J. FURTADO .
Esse suposto time do Flamengo vale uma pesquisa profunda afim de descobrir se foi uma tentativa ou não de formação de um time ou apenas uma coencidencia .Algum historiador Flamenguista ou não aceita o desafio ? Amante de futebol , saberia responder essa ? Deixe nos comentários .
ANO 1904
JORNAL DO BRASIL EDIÇÃO248- DOMINGO 4 DE SETEMBRO
PRIMEIRO FLA X FLU ?
HISTORIADOR E ACADEMICO DE JORNALISMO PAULO JORGE
BIBLIOTECA NACIONAL

Dentro das Laranjeiras, Tricolor das Laranjeiras era quase impossível de ser derrotado. Segundo Rafael Marques da Rádio Globo em 2020 , o estádio que não é usado desde 26 de Fevereiro de 2003( equipe profissional) , foram 842 partidas no Estádio Manoel Schwartz , com 553 vitóras do Fluminense, com 156 empates e 153 derrotas, sendo que o Flu marcou  2.198 gol e tomou 1040.


Nenhum comentário:

Postar um comentário